6º Festival Cultural de Paracatu chega ao fim com recorde de público

A 6ª edição do maior festival do noroeste de Minas Gerais chegou ao fim neste domingo, 7 de julho. Mais de 20 mil pessoas prestigiaram as mais de 45 atividades do Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu, que ressaltou as tradições e riquezas culturais da região.

Ao longo da semana, várias atividades espalhadas pelo centro histórico da cidade ressaltaram as riquezas da cultura local. Durante o festival, o público conferiu várias atrações como os shows de Sá & Guarabyra, Mário Noya, Minas ao Luar com Emanuelle e banda Chama Chuva, mostra de dança, Estação Cores e Sabores, Carreta Gastronômica, oficinas de práticas de culinária, Café da Fidalga, Chef Show e Mini-chef na Praça, além das 18 canções concorrentes da 14ª edição do Festival da Música Brasileira.

Sá & Guarabyra

Na avaliação do secretário municipal de cultura, Isac Arruda, o festival superou todas as expectativas. “O festival foi um sucesso e vai continuar fazendo parte do calendário cultural da cidade. Nós agradecemos, todos aqueles que estiveram na preparação deste festival. Fomentamos o turismo, levamos o melhor da cultura e do nosso povo para a rua, de forma democrática e acessível”.

No sábado, dia 6, houve a premiação dos vencedores do Tour Gastronômico. Dos 10 restaurantes participantes – que criaram receitas com ingredientes selecionados como limão, mel e abóbora cabotiá – os clientes e um júri especializado escolheram o prato Divina Costelinha, do Bella Carne como o melhor. O 2º lugar ficou com o Burguer Santana, do Armazém do Hambúrguer e o 3º com o Enjoy do Largo, do Sushima. No quesito melhor atendimento, foram premiados garçons dos estabelecimentos Bella Carne, Hotel Veredas e Armazém do Hambúrguer. (Veja os ganhadores abaixo).


Melhores Pratos
1º – Bella Carne
Prato: Divina Costelinha

2º – Armazém do Hambúrguer
Prato: Burguer Santana

3º – Sushima
Prato: Enjoy do Largo

Atendimento/garçom:
1º – Samuel – Churrascaria Bella Carne
2º – Márcia – Hotel Veredas
3º – Bruna – Armazém do Hambúrguer

Na mesma data, foram conhecidos os ganhadores do 14º Festival da Música Brasileira de Paracatu. O campeão foi Ariel Moura, de Macapá, com a música “Chuva dos Deuses”. O 2º lugar foi conquistado por Gustavo Bequadro (BH – MG), com a canção “Pedra Gerais” – que também levou o prêmio de Melhor Letra. Já o 3º lugar ficou com a composição “Milhares”, de Manoel Gandra Fonseca, que também ganhou como Melhor Intérprete na voz de Gustavo Boná (Formiga – MG). A votação popular escolheu a música “Raízes”, de Thuyan Santiago Caixeta como melhor canção. (Veja os ganhadores abaixo).

Ariel Moura, intérprete da música ‘Chuva dos Deuses da Chuva’, de Ademir Pedrosa

1º – Chuva dos Deuses da Chuva
Compositora: Ademir Pedrosa
Intérprete: Ariel Moura
Cidade: Macapá – AP

2º – Pedra Gerais
Compositor: Gustavo Bequadro
Intérprete: Banda Bequadros
Cidade: Belo Horizonte –MG

3º – Milhares
Compositor: Manoel Gandra Fonseca
Intérprete: Gustavo Boná
Cidade: Formiga – MG

Melhor Letra
Intérprete: Banda Bequadros
Música: Pedras Gerais
Compositor: Gustavo Vasconcelos Ribeiro (Gustavo Bequadro)
Belo Horizonte/MG
Parceiro: Arley Eustáquio Alves Ribeiro

Melhor Intérprete
Intérprete: Gustavo Boná
Música: Milhares
Compositor: Manoel Gandra Fonseca
Formiga/MG
Parceira: Vytória Rudan

Votação Popular
Música: Raízes
Compositor e Intérprete: Thuyan Santiago Caixeta

O Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu foi uma realização da Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu (Adesp), Prefeitura Municipal de Paracatu e Sebrae Minas, contou com patrocínio máster da Kinross e patrocínio da Nexa Resources e Sicoob Credigerais.
_________________________________________________________________________
Curta nossa página no FACEBOOK e nos siga no INSTAGRAM!

Post Recentes
Mais Vistos