5º Festival do Patrimônio Cultural aquece economia de Paracatu

O Festival Cultural de Paracatu 2018 registrou recorde de público em todas as atividades que movimentaram o Largo do Rosário na última semana.

Dez mil pessoas, 30% de incremento nas vendas dos bares e restaurantes participantes do Tour Gastronômico, com 3.744 pratos vendidos tanto no períodos do concurso quanto nos cinco dias do 5º edição do Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu que aconteceu na última semana, no Largo do Rosário, um dos cartões postais da cidade. Além de números bastante positivos, o evento foi marcado também por música de qualidade, arte e valorização das tradições culturais e gastronômicas de Paracatu.

De 4 a 8 de julho milhares de pessoas prestigiaram o Festival que está se tornando o maior evento cultural do Noroeste de Minas Gerais. Foram shows, oficinas para adultos e crianças, apresentações artísticas e a Mostra Quintais e Quitandas, com pratos típicos da culinária paracatuense. Todas as atividades abertas ao público. De acordo com a Polícia Militar não houve nenhuma ocorrência durante o evento.

Realizado pela Prefeitura Municipal de Paracatu, Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu (ADESP) e Sebrae Minas, com o apoio das empresas Kinross, Nexa e Sicoob Credigerais, e a parceria cultural do Sesc, Senac e Sindcomércio Paracatu, o 5º edição do Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu atraiu também público da região, e se consolida com mais força e credibilidade no calendário oficial da cidade.

Segundo o gerente do Sebrae Minas na Regional Noroeste, Marcos Alves, o Festival revela o potencial turístico, cultural e gastronômico da cidade e, sobretudo, fomenta a economia criativa e empreendedora dos profissionais que participam do evento, como artistas, músicos, quitandeiras e proprietários de bares e restaurantes. “Foi uma festa bonita, bem organizada, que gerou empregos diretos e indiretos e, consequentemente, aquecem a economia de Paracatu”, destaca.


Os oito bares e restaurantes que participaram do Tour Gastronômico – A Confraria; Alquimia; Armazém do Hambúrguer; Bella Carne; Hotel Veredas; Ipê Florido; La Maggiore e Saca Rolha – registraram aumento de 30% nas vendas no período do concurso que elegeu o melhor prato por meio de votação popular e júri técnico. Venceu como melhor prato o Ipê Florido, com prêmio de R$ 3 mil, e melhor garçom Paulo César Magalhães Júnior, também do Ipê Florido, que levou como premiação R$ 2 mil.

A música também foi destaque no Festival que, além do show da banda 14 Bis que lotou o Largo do Rosário na última quinta-feira, 5 de julho, contou com a 13ª edição do Festival da Música Brasileira que registrou 171 artistas inscritos, número recorde para o evento. Foram apresentadas as 18 músicas classificadas para o concurso. Em primeiro lugar ficou a música “Malungos”, do compositor Carlos Alberto Gomes, e da intéprete Jéssica Stephens, de São Paulo. A canção “Agridoce”, de Lucas André de Paula, de Patos de Minas, levou a segunda colocação. E o paracatuense Thuyan Santiago levou o terceiro lugar com a música “Felicidade”.

Para a diretora da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Paracatu, Luana Michalick, esta edição do Festival superou as expectativas da comissão organizadora. “A cada ano é um desafio realizar este evento que já é esperado pela população. Tivemos uma resposta muito positiva tanto dos participantes diretos, como do público que marcou presença em massa no Largo do Rosário todos os dias. Para o próximo ano, com certeza, faremos uma entrega ainda melhor à cidade”, afirma.
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