365 dias de Consciência Negra

Celebrado nesta quarta-feira, 20 de novembro, em homenagem a Zumbi dos Palmares, o Dia da Consciência Negra é feriado em 832 municípios de 16 Estados brasileiros. Para além de um feriado, a data é uma oportunidade para refletir questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira.

O que seria do Brasil nos dias de hoje sem a contribuição cultural africana enraizada em diversos aspectos como no idioma, na culinária, na música, na dança, na religiosidade?

Em Paracatu, município com mais de 70% da população considerada negra, a cultura afro-brasileira é expressada em todas as formas. Basta dar uma volta pelo centro histórico da cidade para observar toda essa rica influência cultural herdada por nós.

À frente dessa nova geração está o jovem paracatuense Samuel Soares Pires, de 21 anos, conhecido como Samu k. Artista nato, Samuel é pintor, desenhista, design gráfico, ilustrador, compositor e MC. Seu talento pode ser apreciado em seus textos e músicas apresentadas no duelo de Rap, Batalha do Ouro, um movimento que dá voz a diversos jovens de Paracatu.

Ele também é compositor da música ‘Voando Baixo’, em parceria com Alex Soares, canção que tem quase 10 mil visualizações no Youtube. Mas seus feitos não param por aí. Ele também é professor de desenho em projetos sociais para crianças carentes e para jovens infratores.

Em reflexão ao Dia da Consciência Negra, confira a crônica declamada de Samu K, ‘Horas’.

Samuel está no Instagram através das @: samuelsoares133 ou samuel_design123.
______________________________________________________________
Curta nossa página no FACEBOOK e nos siga no INSTAGRAM!