2ª edição do CULTURAR será realizada em setembro

Nos dias 11 a 14 de setembro, Paracatu será transformada em um grande palco para diversas apresentações artísticas no projeto CULTURAR – Encontro de Arte e Cultura de Paracatu. O evento é promovido pela Academia de Letras do Noroeste de Minas — ALNM, com o patrocínio da Kinross, por meio da Lei Rouanet.

“O projeto tem a proposta de descentralizar a cultura e levar os espetáculos e outras manifestações culturais às escolas, quilombo, bairros e ruas da cidade, além do Núcleo Histórico . Desta forma, independentemente da idade, todas as pessoas poderão participar e celebrar este encontro das variadas expressões de arte, momentos únicos de sons, afetos, palavras e movimentos”, explica a presidente da ALNM, Dra. Daniela Prado.

A extensa programação e descentralização das atividades, segundo a Coordenadora de Produção Helen Ulhôa: “só está se concretizando graças às parcerias firmadas com outros projetos culturais que já atuam em Paracatu e região: Biriba – Cultura, Educação e Sustentabilidade (Associação Axé Dendê), Paracatu em Serenata (Banda Lyra Paracatuense), Cutucar (GUIASTUR), Contar e Recontar Histórias (Beré Projetos) e, de Uberlândia, o Projeto De Ponta a Ponta (Grupontapé)”. Além disso, diversos grupos artísticos locais foram convidados para compor a programação, fortalecendo o intercâmbio entre iniciativas e valorizando os talentos da cidade.

A programação cuidadosamente preparada pelas curadoras Daniela Prado, Helen Ulhôa e Kátia Bizinotto, inclui apresentações gratuitas e acessíveis (com interpretação em Libras) de teatro, música e literatura, oficinas voltadas para artistas, escritores e produtores culturais, além de atividades formativas para estudantes da rede pública de ensino.

Entre os destaques desta edição, dois espetáculos reafirmam a força da palavra em sua forma mais popular: cantada, contada e vivida. O espetáculo Balaio Popular, do Grupontapé de Teatro, e o show da banda Terra Celta convergem para uma mesma experiência: o reencontro com o folclore — ou, na origem da palavra inglesa folk-lore, a “sabedoria do povo”.

A primeira edição do CULTURAR foi realizada em 2023 com grande sucesso de público e participação popular. Neste ano, a programação está ainda mais recheada com teatro e música, para que a comunidade possa vivenciar experiências transformadoras e que valorizem a nossa identidade cultural, o nosso jeito de ser. A programação completa será divulgada nos próximos dias.

Mais informações: ALNM – @alnm_academiadeletras

Post Recentes
Mais Vistos